terça-feira, 21 de abril de 2009

Por que não ser republicano e ser monarquista?

Por que não ser republicano e ser monarquista?

Por Bruno Cezar P. Soares

Nós os monarquistas Brasileiros do século XXI, nos deparamos constantemente com dificuldades quando tentamos defender as nossas idéias. Somos motivo de chacota, piadas e outras coisas do gênero, constantemente somos chamados de loucos e de saudosistas.
Como os monarquistas podem ser considerados saudosistas se não nascemos e nem vivemos na época do Império? Como ser considerado saudosista se não descendemos de famílias nobres ou da própria família imperial? Como se não somos senhores feudais a procura de vassalos e vice-versa?

Nós monarquistas modernos, não somos "anti-republicanos" só por existir a forma republicana de governo, não temos ódio por este regime, não somos apegados a tal regime ao ponto de desconsiderar outras possibilidades. Essas características muito presentes nos pouquíssimos "republicanos-militantes". É o saudosismo de que tanto nos acusam.

Os monarquistas Brasileiros entendem que, cada povo tem o seu sistema de governo e que por mais que se tente copiar um sistema que deu certo em outro país, 1° se esse sistema não estiver naturalmente na essência de seu povo e 2° se ele não for adequadamente adaptado as necessidades de seu país. Ele nunca funcionará adequadamente, assim como a república presidencialista brasileira.

A "nossa" república não funciona, pois não é nossa, nós simplesmente copiamos um sistema que outros criaram para atender exclusivamente as suas necessidades. Nosso país tem uma história de tradição monarquista de aproximadamente 400 anos, contra a "inquestionável" república de pouco mais de 100 anos. E mesmo assim a monarquia aparece ainda hoje crescendo, conclamando pessoas de todas as classes, gostos, lugares e de outros meios, pois o nosso maior ideal é ver o Brasil como país de "1º mundo" novamente é ver os nossos intelectuais serem valorizados e reconhecidos aqui e não no exterior.

Ser monarquista é valorizar o passado, preservar o presente e construir o futuro!

"Pelo Brasil e com o Imperador!"

Bruno Cezar P. Soares
Brasília-21/04/2009